Fomento de la concienciación lingüística del profesorado en formación. Estudio de caso
-
1
Universidad Internacional de La Rioja
info
ISSN: 0121-053X
Year of publication: 2019
Issue Title: (julio-diciembre de 2019)
Issue: 34
Pages: 155-174
Type: Article
More publications in: Cuadernos de Lingüística Hispánica
Abstract
Embora existam várias publicações preocupadas em estudar a importância do Plano Linguístico do Centro (PLC) como um instrumento para promover a Competência em Comunicação Linguística, não existem muitas investigações que tratem dos bene- fícios dessa ferramenta para trabalhar na conscientização da linguagem. apesar de ser uma questão fundamental na formação de professores. O objetivo deste artigo é analisar a maneira pela qual conseguimos trabalhar na conscientização da linguagem por meio da proposta e implementação dos diferentes elementos que integram os materiais de ensino da disciplina Design e desenvolvimento de um plano de linguagem central e, muito particularmente, analisando as cento e dezoito atividades realizadas por quarenta e cinco estudantes desta matéria no período aproximado de quatro meses. Primeiro, propomos um arcabouço teórico no qual lidamos com os conceitos de conscientização e consciência linguística, como trabalhar esse último através do PLC e como ele se reflete nos currículos de ensino básico. Para avaliar nosso objetivo, apresentaremos um esboço da estrutura de nossos materiais em termos de conteúdo e atividades e os resultados da análise de uma das atividades realizadas pelos alunos; aquele que consideramos mais significativo para mostrar que promovemos a consciência linguística de nossos alunos
Bibliographic References
- Association for Language Awareness –ALA-. (s.f.). About Association for Language Awareness. Retrieved from http://www.languageawareness.org/?page_id=48b
- Centro Virtual Cervantes. (s.f.). Conciencia lingüística. Recuperado de https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/conciencialinguistica.htm.
- Consejo de Europa. (2002). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Secretaría General Técnica del MECD-Subdirección General de Información y Publicaciones, y Grupo Anaya.
- Crystal, D. (2000). Diccionario de lingüística y fonética. Barcelona: Octaedro.
- Garret, P. (2009). Language Education: Language Awareness. In J. Mey, Concise Encyclopedia of Pragmatics (pp. 435-438). Oxford: Elsevier.
- Hawkins, E. (1984). Awareness of Language: An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press.
- James, C. & Garret, P. (1991). Language Awareness in the Classroom. London: Longman.
- Jiménez, J. R. (2010). Evaluación de la competencia comunicativa. Intervención de la inspección. En I Congreso de Inspección de Andalucía: Competencias básicas y modelos de intervención en el aula. Recuperado de http://docplayer.es/9872138-Evaluacion-de-la-competencia-comunicativa-intervencion-de-la-inspeccion-jose-ramon-jimenez-benitez.html
- Kumaravadivelu, B. (1994). The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching. Tesol Quarterly, 28(1), 27-48. Retrieved from https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/antologia_didactica/enfoque_comunicativo/kumaravadivelu06.htm
- López, A. & Trujillo, F. (Coords.). (2012). Guía para el diseño y puesta en marcha de un Proyecto Lingüístico de Centro. Madrid: Organismo Autónomo de Programas Educativos Europeos.
- Lorenzo i Gales, N. (2015). Mejorar la comunicación para vivir y convivir en el mundo real. Cuadernos de Pedagogía, 458, 22-27.
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte del gobierno de España. (2007). Real Decreto 1630/2006, de 29 de diciembre, por el que se establecen las enseñanzas mínimas del segundo ciclo de Educación Infantil. «BOE» núm. 4, de 4 de enero de 2007, páginas 474 a 482. Referencia: BOE-A-2007-185
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte del gobierno de España. (2014). Real Decreto 126/2014, de 28 de febrero por el que se establece el currículo básico de la Educación Primaria. «BOE» núm. 52, de 1 de marzo de 2014. Referencia: BOE-A-2014-2222.
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte del gobierno de España. (s.f.a). Elementos curriculares. Recuperado de http://www.mecd.gob.es/educacion-mecd/mc/lomce/el-curriculo/curriculoprimaria-eso-bachillerato/elementos.html
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte del gobierno de España. (s.f.b). Educación Infantil. mecd.gob.es. Recuperado de http://www.mecd.gob.es/educacion-mecd/areaseducacion/estudiantes/educacion-infantil.html
- Onrubia, J. (2016). Aprender y enseñar en entornos virtuales: actividad conjunta, ayuda pedagógica y construcción del conocimiento. Revista de Educación a Distancia, 50, 1-14.
- Real Academia Española. (s.f.). Diccionario. Recuperado de http://www.rae.es/
- Sánchez, M. (2010). La Multi Language Learning Awareness y la importancia de su potenciación didáctica en clase de ELE. redELE Revista Electrónica de Didáctica Español Lengua Extranjera, (18), 90-100. Recuperado de https://sede.educacion.gob.es/publiventa/redele-n-18-revista-electronica-de-didactica-espanol-como-lengua-extranjera/ensenanza-lengua-espanola/20262
- Trujillo, F. (2015). Un abordaje de la competencia lingüística. Cuadernos de Pedagogía, 458, 10-13. Recuperado de http://fernandotrujillo.es/un-abordaje-global-de-la-competencia-en-comunicacion-linguistica/
- Trujillo, F. & Rubio, R. (2014, mayo). El PLC como respuesta sistémica al reto de la competencia comunicativa en entornos educativos formales: propuesta de análisis de casos. Lenguaje y Textos, (39), 29-38.
- Vez, J. M. (2004). Pacto curricular por una educación lingüística integral para una sociedad de la cultura. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 3 (5), 137-157. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/981992.pdf
- Zapata, M. (2016). Secuenciación de contenidos y objetos de aprendizaje. Revista de Educación a Distancia, (n.º extra 50), 1-29.